A Liberdade e Revolução Popular – LRP é uma corrente política nacional, que atua no PSOL e nos movimentos sociais e tem origem nas organizações da esquerda revolucionária do nosso país. Baseia-se no marxismo, teoria revolucionária que fundamenta a possibilidade de superação do capitalismo, compreendendo-o como uma obra coletiva, incompleta e em aberto, que se desenvolve de forma dialética, num processo de crítica e autocrítica.

É uma corrente anticapitalista, ecossocialista, comprometida com a luta por uma sociedade em que não haja divisão de classes sociais, estruturas de coerção política, hierarquia e distinção entre quem pensa, elabora, dirige e quem faz. É uma corrente antifascista, antiproibicionista, que luta contra o preconceito, a intolerância, a discriminação e opressão em razão de etnia, raça, gênero, condição sexual, etária, religiosa e regional.

A LRP entende que a conquista dessa sociedade só se concretizará em escala internacional e exigirá a socialização da produção material e espiritual coletiva, combinada com intensa luta política, ideológica e cultural contra o histórico legado de opressão e violência.

Isto é, com uma nova prática social, uma educação ideológica libertária, com democracia e participação popular, que rompa com a herança de séculos de colonialismo e escravagismo. Em suma, com a ruptura revolucionária, na qual se busque alterar fundamentalmente a correlação de forças políticas a favor do poder popular e da fundação de um novo estado, um estado social.