O XV Congresso Nacional da FENASPS reuniu em Serra Negra/S.Paulo mais de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras da Saúde, Trabalho, Previdência, INSS E ANVISA de 21 Estados da Federação.

Foram 4 dias de intensas atividades mostrando a disposição da categoria em torna-lo um congresso vitorioso que se encerrou as 21 horas do dia 29.

Já na abertura do dia 26, todas as Centrais Sindicais e entidades convidadas fizeram sua saudação ao Congresso: CSP CONLUTAS, INTERSINDICAL, FASUBRA, PSOL, PSTU, NOS/Alicerce, MAIS.

No dia 26 a mesa que abordou a conjuntura também contou com todas as indicações feitas por todas as forças políticas e representantes dos partidos PSOL e PSTU: Nildo Ouriques, José Maria, Mauro Puerro. Essa forma democrática e plural se fez presente em todas as demais mesas de debate (Reorganização Sindical, das opressões) contemplando além das correntes acima citadas, os companheiros/as independentes de Santa Catarina.  A coordenação das mesas também foi formada respeitando a diversidade da composição da FENASPS. A participação dos delegados e delegadas sobre os temas abordados teve que ser readequada em função do número dos debatedores em todas as mesas, ficando para o dia 28, antes do trabalho de grupo.

A condução do Congresso se deu de forma democrática garantindo-se que todas as forças políticas atuassem como protagonista nos debates e em todo processo credenciamento dos Delegados e delegadas do Congresso: LRP, Alicerce, Avançar, Independentes SC, Intersindical e PSTU. Importante registrarmos que o Presidente da Comissão Eleitoral foi um representante da Chapa Mais Alicerce Ética CE.

A categoria aprovou o Plano de luta com indicativo de adesão à Greve Geral dia 10 de Novembro e os mais de 1930 delegados inscritos participaram da votação que elegeu de forma proporcional a nova direção da FENASPS.

Foram inscritas 4 Chapas e o resultado é o seguinte:

Chapa 1-220 –  11,45% (Avançar na Luta SP)

Chapa 2-897. – 46,69 %( LRP/independentes, INTERSINDICAL Instrumento de Luta Independentes e PSTU)

Chapa 3-599. – 31,18% (Alicerce/NOS, MAIS)

Chapa 4-158. – 8,22% – Independentes SC

Branco: 39

Nulos: 18

Total 1931

Ressaltamos que nenhuma das 4 chapas incorporaram delegados e delegadas de partidos da base do governo, nem de vinculados ao PT e PCdoB, que não formaram nenhuma chapa. Como o voto ainda é livre, esses delegados e delegadas foram liberados/as na hora da votação.

A direção da FENASPS parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras dos Estados – SC – PR – SP – ES- RJ – MG – DF – MT MS GO TO BA SE PB PÉ CE RN PI PÁ MA e RS, que fizeram este Congresso vitorioso, apesar da conjuntura adversa. A categoria fez a diferença. Queremos ressaltar o retorno do SINDSPRES/RJ a FENASPS.

Agora é seguir na luta enfrentando os ataques do sistema capitalista, construir o dia 10 de Novembro de 2017 em unidade com demais setores da classe trabalhadora para impedir que a contrarreforma trabalhista seja aplicada, derrotar Temer e a contrarreforma da previdência.

Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras que constroem a luta do Seguro e Seguridade Social”

 

FENASPS, 33 ANOS SEMPRE NA LUTA EM DEFESA DA CLASSE TRABALHADORA.

PARABÉNS À NOVA DIREÇÃO DA FENASPS!

“OUTROS OUTUBROS VIRÃO, OUTRAS MANHÃS, PLENAS DE SOL E DE LUZ!”

Moacir Lopes – LRP – FENASPS