“Cuidar do mundo é cuidar do outro,

Cuidar do outro é cuidar do mundo,

Cuidar do mundo é cuidar do outro,

Cuidar do outro é cuidar de mim!”

Dentre as melhores lembranças da infância, geralmente estão os rios das cidades onde se nasceu, onde se morou ou por onde se passou! E junto com os rios, a lembrança da vegetação, dos animais, das pessoas que a eles se dirigiam para pescar, lavar roupa, apanhar água ou simplesmente tomar um banho.

Dentre as imagens mais dolorosas que se vê nas grandes, médias e pequenas cidades nas últimas décadas, geralmente estão os rios, normalmente poluídos e quase sem vida.

E como seria fácil para os poderes públicos salvar os rios e melhorar a vida no campo e nas cidades! O trabalho pode ser articulado entre municípios e/ou estados, com apoio do governo federal e da sociedade, através de um processo educativo, da preservação das nascentes e de uma fiscalização e punição rigorosa aos poluidores.

Iniciativas importantes e valorosas, feitas com grande esforço individual e coletivo, são inúmeras!

Destaco a que vem sendo desenvolvida pelo Movimento SOS Rios do Piauí, com apoio da corrente política Liberdade e Revolução Popular – LRP, do Movimento Resistência Camponesa e Urbana e do Sindicato dos Correios.

O Movimento S.O.S Rios do Piauí foi fundado em 11 de janeiro de 2012 com o objetivo de lutar pela revitalização dos Rios Parnaíba e Poti. Rios que banham boa parte do Estado; e, se encontram em Teresina, única capital do nordeste brasileiro, que não fica às margens do Oceano Atlântico.

Teresina é conhecida como a mesopotâmia brasileira, mesopotâmia do nordeste por estar situada entre esses dois rios.

Todos os anos o Movimento S.O.S Rios realiza um ato público em defesa dos rios Parnaíba e Poti! Este ano foi realizado o sexto ato pela revitalização dos rios Parnaíba e Poti no dia 16/12/2017, no cais do rio Parnaíba ao lado do Troca Troca.

Além dessa importante manifestação anual, a coordenação do Movimento S.O.S Rios, durante o ano procura os órgãos públicos ligados ao meio ambiente e cobra ações concretas pela revitalização dos rios. E dentre outras atividades, desenvolve trabalho de conscientização, com exposição de material sobre a situação dos rios.